sábado, 30 de julho de 2011

REPENSANDO A EDUCAÇÃO

Oi,
Esse texto pode ser encotrando na intregra sob o tema: "REPENSANDO A EDUCAÇÃO EM FUNÇÃO DE MUDANÇAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS E O ADVENTO DE NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO" de Fredric M. Litto. Eu o encontrei no buscador google. Leia você também e amplie seus conhecimentos.
Obrigada por sua visita!
Eunice

"O novo paradigma educacional, hoje em desenvolvimento, sugere que a escola tem que ser, antes de tudo, um ambiente "inteligente", especialmente criado para a aprendizagem, um lugar rico em recursos por ser um local privilegiado; um lugar onde os alunos podem construir os seus conhecimentos segundo os estilos individuais de aprendizagem que caracterizam cada um; onde em vez de filas de mesas e cadeiras ou carteiras, há mesas para trabalhos em grupo, sofás e poltronas confortáveis para leituras, computadores para a realização de tarefas acadêmicas e para comunicações digitais locais, nacionais e internacionais; com uma linha telefônica em cada sala para permitir a interconexão com outras escolas por computador e videofones e que além de oferecer atividades pedagogicamente inovadoras permita a comunicação por voz entre o professor e os pais dos alunos; onde a avaliação é feita constantemente e serenamente na carreira do aluno, e a ênfase é colocada não na memorização de fatos ou na repetição de respostas "corretas", mas na capacidade de o aluno pensar e se expressar claramente, solucionar problemas e tomar decisões adequadamente; com um currículo que reconheça o valor de outras formas de inteligência, além da lingüistica e da lógica-matemática, currículo este que ofereça uma visão holística do conhecimento humano e do universo natural que o homem habita; com o uso cada vez menor do livro-texto e do quadro negro e o aumento do uso das novas tecnologias de comunicação, caracterizadas pela interatividade, pela sua capacidade de uso individualizado, pela assincronia (que é tão importante quando a educação é vista pela perspectiva de internacionalização, com o inevitável fato de ter que lidar com fusos horários diferentes), pela não-linearidade (que é a maneira mais dinâmica e atual de apresentar informação), e pela capacidade de simular eventos do mundo natural e do imaginário de forma a levar o aluno a perceber fenômena que antes não faziam parte do ensino formal por falta do apoio tecnológico que permitisse alcançar tais metas; com a mudança do papel do professor que, ao passar às tecnologias de informação a responsabilidade de "entregar" o conhecimento ao aluno, libera-se para ser mais um guia do aluno, um conselheiro, um parceiro na procura da informação e da verdade, aumentando a participação ativa do aluno; a motivação para aprendizagem surge no aluno, de dentro para fora, em vez de ser algo externo, como, por exemplo, algo que vem dos pais ou do professor; e, finalmente, há o reconhecimento de que a aprendizagem permanente daqui em diante será uma tarefa constante na vida profissional e pessoal de todos, e que cabe já à escola capacitar o aluno para aprender qualquer assunto que lhe interessa."
(Fredric M. Litto)

3 comentários:

  1. Diante das idéias expressas no texto, podemos perceber que o ensino e aprendizagem de nossas mentes a cada instante tornam-se variavelmente criativas. Seria interessante vivenciar um ambiente como este do texto. pena que nossas escola na realidade andam longe dessa cena. Mas restam-nos a esperança de que mude, afinal esperenaça é o que não falta no ser humano.

    Parabéns pelo Blog.

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  2. A Educação a Distância pode e deve facilitar a vida de um grande número de pessoas que, por vários motivos, não têm acesso ao ensino regular. Para atender essa mega clientela, é necessário uma boa organização com estrutura para que venha realmente facilitar a vida dos acadêmicos. Quando digo “facilitar” não me refiro a conteúdo fraco ou a não cobrança de um aproveitamento satisfatório, mas sim a uma comunicação ampla e aberta, comandos claros e exigências bem delineadas, tutores e coordenadores bem treinados para que saibam orientar de forma correta. Minha experiência tem sido frustrante, pois tenho concluído em meados de 2009, entreguei trabalhos até início de 2010 e até o momento não fui graduada, pois sempre falta alguma coisa...Trabalhos entregues no pólo que não foram assinados, não foram enviados, telefones que não atendem, os que atendem não podem resolver, ferramenta de postagem que não abre, comando desencontrado, falta de opção para alunos que perdem a data de postagem por problemas com internet de má qualidade, aulas perdidas por conta equipamento danificado, dificuldade para encontrar documentos por conta do caos por não ter arquivos ou armários...O que sempre funcionou muito bem foi a cobrança. O boleto estava ali, mês a mês...pronto para ser impresso.
    Isso foi uma crítica, não foi? Sim, mas o que realmente queria era expressar o desejo de uma educação que não fosse somente um fonte de renda para as empresas da área, mas para fazer possível ao nosso povo um ensino de qualidade, a possibilidade de crescer em dignidade.
    É mesmo, é necessário repensar nossa EDUCAÇÃO!

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  3. Sou muito otimista neste contexto. Acho que este molde de educação que tem ficado cada vez mais comum (EaD), as novas tecnologias a cada dia vai atrair cada vez mais pessoas interessadas. Na minha opinião, para quem realmente quer aprender ela é bem interessante, não deixa nada a desejar. Estimula o aluno a ir atrás do conhecimento e não aguardar o conteúdo dado pelo professor em sala de aula e pronto.

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